"A FLOR DE LOTUS NASCE NA LAMA,MAS MESMO ASSIM NÃO CONTAMINA,FLORESCE LINDA E SERENA"
A Flor de Lótus é o símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro.
A lenda budista nos relata que quando Siddhartha, que mais tarde se tornaria Buda, tocou o solo e fez seus primeiros sete passos, sete flores de lótus cresceram.
Assim, cada passo do Bodhisattva é um ato de expansão espiritual. Os Budas em meditação são representados sentados sobre flores de lótus, e a expansão da visão espiritual na meditação (dhyana) esta simbolizada pelas flores de lótus completamente abertas, cujos centros e pétalas suportam imagens, atributos ou mantras de vários Budas e Bodhisattvas, de acordo com a posição relativa a relação mútua.
Do mesmo modo, os centros da consciência no corpo humano (Chacras) estão representados como flores de lótus, cujas cores correspondem ao seu caráter individual, enquanto o número de suas pétalas correspondem às suas funções.
Tal como a flor de lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo suas flores somente após ter-se erguido além da superfície, ficando imaculada de ambos, terra e água, que a nutriram - do mesmo modo a mente, nascida no corpo humano. Expande suas verdadeiras qualidades (pétalas) após ter-se erguido dos fluidos turvos da paixão e da ignorância, e transforma o poder tenebroso da profundidade no puro néctar radiante da consciência iluminada(bidhicitta), a incomparável jóia (mani) na flor de lótus (padma). Assim, o arahant (santo) cresce além deste mundo e o ultrapassa. Apesar das suas raízes estarem na profundidade sombria deste mundo, sua cabeça está erguida na totalidade da luz.
Talvez uma das mais fortes associações da flor de lótus com a religião é aquela que é observada no hinduísmo. Nesta religião o significado da flor de lótus está associada a beleza, fertilidade, prosperidade, espiritualidade e eternidade.
Como a flor de lótus é capaz de emergir da água intacta e pura, ela representa a qualidade da sabedoria e de uma pessoa espiritualmente iluminada, representa alguém que realiza suas tarefas sem preocupação com recompensa.
Lótus Azul: a lótus azul é associado com a vitória do espírito sobre a inteligência, sabedoria e conhecimento. Se você ver a lótus azul na arte budista vai notar que ela é sempre retratada parcialmente aberta e o centro nunca é observado.
Lótus Branca: esta cor de lótus é conhecida para simbolizar Bodhi (ser despertado), e representa um estado de pureza mental, de perfeição espiritual, mas também está associada com a pacificação da própria natureza. Esta lótus é considerada o "útero do mundo".
Lótus Roxa: conhecida por ser mística e está associada com seitas esotéricas. Pode ser descrita como uma flor aberta ou como uma gema. As oito pétalas da lótus roxa são representativas do nobre caminho óctuplo, um dos principais ensinamentos de Buda. Este caminho leva ao despertar do "eu" e é considerado uma das nobres verdades.
Lótus rosa: esse é a lótus suprema e é considerada como o lótus da verdade de Buda.
Lótus vermelha: é relacionado ao coração, e o significado da flor de lótus é associado com o amor e compaixão.
Lótus vermelha: é relacionado ao coração, e o significado da flor de lótus é associado com o amor e compaixão.